Entre o: Dá-me e o Faze-meParábola do Filho Pródigo


A palavra de Deus nos ensina no evangelho de Lucas 15, que entre o DÁ-ME e o FAZE-ME há um caminho muito difícil, cheio de engodos, na qual um dia poderás percorrer. Está verdade é concernente a todo cristão. Trata-se de dois momentos distintos, um de declínio e outro de ascensão espiritual.

DÁ-ME

O momento do “Dá-me”, constitui-se de um sentido de posse, de uma comunhão superficial baseada na religião sem profundidade e sem relacionamento sincero e convicto com Deus. Uma rotina agitada de afazeres seculares, tal qual na igreja. Não há tempo para nada, quando conseguimos olhar para o relógio temos a sensação, que muitas coisas ficaram para trás. Mas, um alerta. Toda esta rotina estressante camufla este momento tão delicado e dúbio construído. Você está na casa do Pai, você participa da mesa, você trabalha com o Pai... tudo parece perfeito. Pois, nossa vida financeira teve uma evolução, conseguimos bons empregos, a família aumentou... Estamos no automático! Família, Trabalho, Igreja, Casamento, Deus... Está situação de tranquilidade e ao mesmo tempo de suficiência conduz-nos a sermos independentes do SENHOR. A sutilidade ocorre no momento que não oramos mais (Já temos os bens), não jejuamos mais (Já tenho o que preciso), Já não me entrego mais a Deus como dantes, pois eu sei como virar.
O Filho vai embora da casa do Pai, terra longínqua. Está falsa independência regada pelos bens, leva-o gradativamente a perder a comunhão com Deus. Ir embora da casa do Pai não significa estar longe da igreja. Mas, está na igreja distante de Deus. Quantos de nós já não vemos significados nos cultos e em suas liturgias; cantamos, oramos e ouvimos pregações, no entanto, sem mudança de caráter ou mesmo de atitude. Engodos começam aparecer aos montes, dia a após dia, e a tolerância ao pecado vai adormecendo a consciência e matando o espírito até chegar ao fundo do poço.
Mas, Deus nunca se esquece de nós. O Pai sempre espera o cair em si, o despertar. Ele tem seus métodos. As vezes poderá ser uma enfermidade, uma perda de entes queridos, uma assolação e esgotamento daquilo que lhe fazia seguro e independente dele.

FAZE-ME

Este momento é regado por uma consciência madura de Deus. Compara-se vivências, fatos e entendimento de todo percurso feito. O filho apresenta três formas afim de que se erga novamente: 1) Entende a necessidade de levantar, toma a atitude para se levantar (Esta ocorre no momento da oração interna, quebrantada e cheia de esperança), e por fim se levanta e segue de volta ao encontro do Pai. Em muitos momentos de nossa vida precisamos ser refeitos por Deus. Atitudes, pensamentos e palavras precisam ser mudadas, afim de que sejam consagradas ao SENHOR e transformadas em louvor.  
O filho chegou ao Pai com a consciência que precisava de um milagre. E o Senhor O fez, pois as suas misericórdias são o motivo de estarmos aqui, de pé, ainda. Reflita, ore e se entregue a Deus. Entre na sala do trono e se ponha na presença do altíssimo para que sua vida seja impactada pela graça, misericórdia e amor profundo. Ele quer curar as suas chagas, limpar as suas feridas e festejar o retorno do filho. Faze-me Senhor!
Prof. Uilson Nunes
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog